terça-feira, 2 de abril de 2013


                     Os 13 Porquês


   Clay Jensen volta para casa depois da escola e encontra um misterioso pacote com seu nome. Dentro dele, descobre uma série de fitas cassete gravadas por Hannah Baker – sua colega de turma e antiga paquera – que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas gravações, Hannah explica que houve 13 porquês para ela ter tomado a decisão de acabar com a própria vida. Clay é uma delas. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para entender como ele passou a fazer parte da lista de Hannah e como contribuiu para que a tragédia acontecesse.

''Hannah Baker cometeu suicídio. Um dia ela esta na escola e no outro não estava mais. Nunca mais. E não é como se todo mundo sentisse falta dela.
Clay Jensen sente. E ele não consegue entender o que aconteceu, o que pode ter levado Hannah a acabar com a própria vida. Mas isso não vai durar muito tempo, porque a garota armou uma forma de fazê-lo entender o que houve. Ele e todos os outros envolvidos.
Quando Clay volta da escola, em um dia aparentemente comum, encontra à sua espera um misterioso pacote com sete fitas cassetes com cada lado numerado de 1 a 13. Ao apertar play na número 1 se dá conta que quem está falando é Hannah, e que ela quer compartilhar os motivos que a levaram à morte.
Cada lado conta uma história que envolve alguém do colégio. Cada um dos 13 mencionados têm sua parcela de culpa na morte, mesmo que não tenham percebido. Clay é um deles, e fica sem entender como pôde ter feito algo contra Hannah… Agora ele vai precisar ouvir todas as histórias, em ordem, até chegar na sua. É assim que Hannah planejou, é assim que vai ser feito. E, depois de ouvir, ele deve passar as fitas para o protagonista da próxima história.
||
O livro fala sobre suicídio, bullying, e a dificuldade que as pessoas têm para perceber ou sair desse tipo de situação. E a mensagem é muito clara: nós nunca podemos prever a forma como vamos afetar a vida de uma pessoa.
Hannah passou por muitas situações comuns da época de escola, sofreu na mão de garotos, de amigas, rompeu limites pessoais e sobreviveu até não aguentar mais. A cada nova decepção ela sente-se cada vez mais sozinha, cada vez mais longe de tudo e de todos, e acompanhamos ela afundar sem que ninguém tente ou consiga impedir.
A solidão da protagonista é palpável, e a cada novo “porquê” as coisas se intensificam e tornam-se mais claras. As justificativas de Hannah são completamente plausíveis, mas ela poderia ter sido socorrida… Talvez se ela tivesse tentado mais, ou simplesmente se alguém estivesse prestando atenção.
Apesar de acompanhar todo o drama de muito perto, contado pela própria, não consegui me apegar a Hannah. Ao mesmo tempo em que queria entrar no livro para poder tentar ajudá-la de alguma forma, a distância que ela se colocava de tudo e todos impediu um envolvimento maior.
Clay foi exatamente o oposto. Acompanhar suas reações a cada história, sua impotência (afinal, nada do que ele fizesse agora mudaria o destino da menina), é envolvente demais. O personagem é cativante e realmente gostaria que as coisas tivessem sido diferentes para ele.
||
Os 13 Porquês é um livro relativamente curto, daqueles que poderiam e deveriam ser usados nas escolas, sem ser incompleto ou chato.
     P.S. O livro vai virar filme, e Hannah será interpretada por Selena Gomez. ''
                                                                    ■

1 comentários:

Erika Limah disse...

eu realmente sou apaixonada por esse livro <3333333

Postar um comentário